• Existe Afro-descendentes na Ásia?

    Veja uma lista de celebridades 'Blasians'.

  • Curiosidades: Grupos e Solos

    Veja uma lista de curiosidades de 52 grupos e cantores do K-Pop.

  • Idols são reconhecidos em público?

    Idols que afirmaram não serem reconhecidos em público.

  • Estrangeiros no K-Pop (Idols que não são coreanos)

    Veja uma lista dos Idols do K-Pop que não são coreanos.

  • Coisas no K-Pop que você precisa se acostumar

    Lista de alguns aspectos que são comuns no K-Pop mas estranhos para os fãs ocidentais.

  • K-Idols que têm (ou tiveram) Doenças Graves

    K-Idols que têm (ou tiveram) Doenças Graves e Você não Sabia (Parte 2)

outubro 05, 2016

Conheça Sam Okyere, o jovem de Ghana que virou estrela de TV na Coreia

Compartilhe & Comente

Sam Okyere, um jovem ganês de 25 anos vem conquistando os programas coreanos com seu charme e simpatia. Ele já tem um longo currículo de aparições na TV coreana, incluindo programas famosos como Master Chef Korea, Running Man, Real Men, Infinite Challenge e SNL Korea. Sam chegou em Seul, em 2009, com uma bolsa do governo coreano para estudar engenharia da computação na Universidade de Sogang, ele se formou no início de 2014. Até agora, ser um estrangeiro que fala coreano fluentemente é o diferencial que lhe rendeu vários convites a shows de TV. Primeiro ele chamou a atenção dos produtores durante uma gravação do talkshow "Hello Counsellor" do canal de televisão KBS no verão de 2013, no qual ele falou abertamente sobre a discriminação racial. Ele passou a estrelar reality show da rede de cabo, tvN, Island Village Teachers, em que celebridades estrangeiras ensinam alunos coreanos em uma ilha. Sam também participou como membro regular do painel de estrangeiros do talk show Abnormal Summit da rede coreana JTBC, no qual homens de vários países discutem sobre qual o melhor país para se morar. Esse programa tem a participação de um brasileiro, Carlos Gorito, que por acaso era sempre defendido pelo Sam. 

Após diversas aparições na TV coreana, ele não teve medo de admitir que se destaca por causa de sua raça e cor de pele, "Se for sincero, é porque eu sou negro. Não existe muitos artistas negros na TV coreana.." [..] "Apenas pelo fato de falar coreano, amar a sua cultura, quero relacionar com as pessoas. Eu quero fazer algo que um estrangeiro normal não iria fazer. Eu acho que isso é o que os coreanos querem". Embora Sam Okyere tenha conquistado fama pelas suas aparições recentemente, ele lembra de aparições anteriores, onde foi recepcionado com piadas de mal gosto sobre sua herança Africana. "As piadas ficam velhas. O período de "Oh, eu pensei que os africanos corressem atrás de leões e vivessem na selva" está lentamente chegando ao fim. As pessoas estão percebendo que as pessoas de África não são assim. Eles percebem que os africanos vivem suas vidas apenas como eles fazem", diz Okyere. Ele é conhecido carinhosamente por seu apelido, composta pelos números 5, 7 e 2 em coreano, que soa semelhante à pronúncia de seu sobrenome. Sam tem grandes sonhos além de uma carreira na televisão. Ele espera fazer sua parte como um "representante negro" e criar a consciência sobre o seu país de origem, Gana, e lar adotivo, Coreia do Sul. Ele diz: "Eu recebo cartas de fãs de todo o mundo apenas o fato de que eles querem visitar Gana, é grande para mim". Ele já teve sua primeira nomeação oficial como embaixador para promover uma pequena cidade piscatória de algas em Wando na Coreia do Sul. Ele diz com alegria: "Eu amo comer algas eu comi um monte no show Island Village Teachers. Foi uma honra a ser feito um embaixador".

O site Okayafrica fez uma entrevista com Sam que namora uma coreana, fala sobre sua experiência de ser um Africano na Coréia, seu trabalho atual e seus planos para o futuro, veja a tradução da entrevista abaixo.


O que te trouxe a Coreia do Sul?
Sam: Inicialmente, vim para a Coréia com um programa de estudo do governo coreano em 2009 para conseguir um grau em Engenharia de Computação. Mas, novamente como um cara jovem, achei prudente tentar acumular o máximo de experiências que pudesse, e este empreendimento de entretenimento é um deles. A TV coreana abriu as portas para os estrangeiros como uma maneira de envolve-los na cultura coreana e que eles possam exporta-la para o exterior. Além disso, eles têm muitos programas de TV disponíveis e os padrões são muito elevados. Então, uma vez que a oportunidade se apresentou, eu não pude resistir. Estive em Seul, pouco mais de cinco anos e contando. Há sempre algo sobre a Coreia que faz você querer ficar ainda mais tempo. É como vinho; Quanto mais tempo você ficar aqui, o melhor suas experiências chegar a ser.

Você recentemente posou para Vogue Korea. Como isso aconteceu?
Sam: Sim, eu fiz. A proposta da revista Vogue Korea surgiu como resultado de ter sido parte do elenco um dos shows mais populares e mais antigo TV (Happy Together) na Coréia. Foi para destacar um grupo de estrangeiros de diferentes culturas que fazem o trabalho de entretenimento na Coreia e suas experiências durante a sua estadia aqui. "O sonho coreano", como era chamado, mostrou quatro estrangeiros, inclusive eu, que amavam a Coreia tanto, como um meio para transmitir para o resto do mundo as inúmeras possibilidades, apesar de diferentes origens culturais. Ele apresentava Sam Hammington da Austrália, Fabien da França, e eu de Gana.


Quando você diria que você teve sua grande chance?
Sam: Eu tinha feito várias pequenas obras antes da minha grande chance que surgiram no verão passado, quando a escola acabou e comecei a buscar um estágio. Tenho sido um extra para um grande número de dramas coreanos e alguns shows também. Um amigo meu (Stanley) me convidou para o show Hello Counsellor onde poderíamos expressar as nossas preocupações como os negros que vivem na Coreia, que eram basicamente as discriminações raciais que enfrentamos porque eram negros e particularmente da África. Era uma chance de falar sobre uma questão tão sensível na TV Nacional. Na verdade, eu fui como um amigo do convidado principal. Todo o resto levantou vôo depois disso. Estou muito grato pelas oportunidades que surgiram em seus números e ainda continuam chegando.

Você também é um embaixador global para uma empresa de algas, certo?
Sam: Eu muitas vezes rio toda vez que me lembro disso, ainda assim fico muito orgulhoso também. Eu só gostava de comer algas. É algo que eu nunca tentei em Gana até que vim para a Coréia e descobri. Tinha um gosto muito bom mesmo como uma refeição sozinha, então fiquei viciado enquanto estava no show Island Teachers, onde três outras personalidades estrangeiros inclusive eu tive que saltar de ilha para ilha para ensinar Inglês e vínculo com as pessoas para as crianças coreanas. A ilha das algas, ou "Kim", como é chamado na Coreia, foi incrível e eu não conseguia parar de comer algas. Ele me rendeu o título de "Kim assassino." Meu amor por ela cresceu e no segundo episódio do programa de TV, e fui premiado com o Embaixador Global de alga pela melhor capital algas da Coreia (Wando). É uma honra saber que gostar de algo tão simples como algas me fez chegar até aqui.

E quanto a sua primeira aparição na televisão coreana, poderia nos contar um pouco sobre o talk show Hello Counsellor?
Sam: O show Hello Counsellor é um programa de TV nacional que convida pessoas de todas as esferas da vida com uma situação peculiar a ser discutido na TV. Se a sua situação é incomum, você está convidado no show. Quem tem o problema mais preocupante com a maioria dos votos começa a ficar no show e, eventualmente, ganha um grande prêmio.

Nesta era do politicamente correto que você sente alguma responsabilidade para representar Ghana (ou da África para que o assunto) em uma luz positiva? E se assim for, o que você sente a resposta tem sido assim?
Sam: Eu me vejo como um embaixador Africano cada vez que tenho oportunidade de estar na TV. No final do dia, eu vejo isso como plataforma para representar meu povo ao máximo e transmitir o que estamos fazemos como um povo. Um par de anos atrás, os negros, e os africanos especialmente, tinham pouco ou nenhum oportunidades na Coréia. Nós eram vistos como pobres e não particularmente do tipo que se  profunda na cultura coreana. Mas as coisas mudaram drasticamente. -Coreanos estão agora mais abertos para a África do que eram antes. Eu também estou promovendo Gana através do nosso cacau, através do nosso ouro, através de nosso vestuário e todos os outros meios possíveis. Também estou trabalhando para mostrar que o negro é capaz de ajustar a qualquer cultura e a ligação com o seu povo. Meu objetivo é fazer a ponte entre o Gana e Coréia através do trabalho na TV. Enquanto continuo a expô-los para o Gana, o feedback tem sido muito grande e espero que o passar do tempo, haverá uma participação mais inter-cultural entre os dois países.

Como é que o público coreano recebeu você? E como você pessoalmente reagiu ao seu novo estrelato na Coréia do Sul?
Sam: O público coreano têm sido muito favoráveis ​​e excelente em geral. Um monte de coisas estão mudando na Coréia e muito rapidamente também, e eu estou muito animado com isso. Nos últimos cinco anos, o fluxo de estrangeiros para a Coréia tem sido esmagadora. A meta do país para ser uma fronteira global em entretenimento está em curso, devo dizer. Sou grato que eles me aceitaram e me mostraram muito amor e apoio. Porque, para ser honesto, há um grande número de artistas estrangeiros aqui, mas é quase a primeira vez de uma pessoa negra como eu. Eu o chamo de revolução da TV coreana. Houve inúmeras vezes que andava e me esquecia que pessoas me conheciam, é quase inacreditável quando as pessoas vêm até mim e pedem para tirar uma foto. Sinto-me muito honrado especialmente quando são meus colegas negros. Ele me diz que algo está sendo feito certo. Eu ainda não atingi um super estrelato  ainda, mas meu objetivo é chegar a um nível onde outras pessoas possam obter oportunidades semelhantes as que tenho aqui, independentemente da sua origem.

Conte-nos um pouco sobre seu show atual?
Sam: O trabalho mais atual que estou fazendo é um drama coreano com uma configuração antiga da agricultura coreana onde eu desempenho o papel de um agricultor de Gana que vem para a Coréia para aprender práticas avançadas de cultivo tecnológicos. Também fui destaque em um filme a ser lançado brevemente intitulado Hellmoni. Estou em um novo talk show com anfitriões coreanos e convidados estrangeiros onde discutimos vários assuntos sociais na Coréia e compará-los com os respectivos países dos convidados estrangeiros. Nós vamos dissecar muitas culturas e encontrar semelhanças e diferenças entre elas. Outro show que eu recentemente apareci lançou para ares as culturas tradicionais de pessoas coreanas no campo. Nós filmamos o piloto algumas semanas atrás por isso espero que ele recebe um espaço nas telas. O maior show que estou animado para ir é o Running Man. É muito popular tanto na Coreia quanto internacionalmente, por isso estou muito honrado de fazer parte dele.

O que o futuro reserva para Sam Okyere?
Sam: O futuro parece brilhante e estou preparado para ir até uma milha extra para fazer isso acontecer. Eu também tenho um par de projetos que estou trabalhando atualmente, ainda estão nos estágios iniciais e uma vez que começar vou me certificar de informar a todos sobre isso. Eu também estou pensando tomar mais a sério a atuação. Eu tenho alguns poemas que estou pensando em publicar e estou tomando o desafio de escrever meus poemas em coreano. Vai ser uma das tarefas mais difíceis para mim este ano, mas estou muito certo de que o resultado será algo para escrever.

Entrevista feita ao site Okayafrica.


Sam, Takuya e Robin dançando Sherlock do SHINee durante o Abnormal Summit.


Quebrando esteriótipos no cinema


Em 2015 foi lançado o filme 나의 절친 악당들 (Intimate Enemies), dirigido por Im Sang-soo, retrata um casal Blasian (negros + asiáticos) em papéis coadjuvantes, algo bem raro no cinema coreano. Sam Okyere, vive um ganês na Coreia, desempenha Yakubu, um trabalhador Africano, que é casado com uma mulher coreana, Jung-sook, interpretada pela atriz coreana, Ryu Hyeon-kyeong. Na foto promocional mostrado acima, eles também têm uma criança Blasian que é interpretada pela modelo egipcia, Yuna Collier, uma garota Blasian, no entanto, ela não está listado nos créditos, ela estrelou o MV de Without You da cantora, também Blasian, Michelle Lee.

Intimate Enemies é um divertido filme de ação cômica. Esta é a história de um homem e uma mulher que decidem se vingar de corporações corruptas depois de ter descoberto um saco cheio de dinheiro em um local de um acidente, enquanto o mafioso que perdeu o dinheiro os persegue. Ryoo Seung-bum e Go Joon-hee, estrelam nos papéis principais.

Em uma coletiva de empresa Seoul para o filme Intimate Enemies, diretor Im Sang-soo disse: "Sam Okyere está a par com Will Smith em termos de suas habilidades de atuação de comédia." Altos elogios foram feitos a Sam, que diz que coreanos costumam dizer que ele se parece com Will Smith, apesar de Sam descordar completamente. Sam está fazendo várias participações em filmes coreanos.

Apesar de ser o primeiro a retratar um casal Blasian em um filme coreano mainstream, Sam não é o primeiro negro a aparecer em filmes coreanos. Em 2010, Abu-Bonsrah Kwaku Dad, também ganês que estudou em uma universidade coreana, desempenhou o papel de um amigo do personagem principal no filme, 초능력 자 (Haunters).


Justo ou não, A população da Coreia do Sul é 98% racialmente homogênea e tem recebido muitas críticas pelo tratamento xenófobo e racista que tem feitos aos estrangeiros, especialmente as pessoas de cor. No entanto, este inovador retrato de uma família Blasian em um filme coreano tradicional por um diretor-coreano conhecido é um passo na direção certa. A mídia tem um ótimo poder de influencia, e como o próprio Sam disse, a inclusão de estrangeiros na mídia coreana pode ajudar a mudar a imagem estereotipada que a maioria dos coreanos têm sobre pessoas negras. Desejamos boa sorte para Sam, que ele continue sua carreira e alcance todos seus objetivos.


Fontes: OkayafricaStraits Timesasianblackcouples.


Algumas fotos do Sam com artistas do K-Pop
Sigam o Sam no Instagram para ver mais fotos.









Acabou!
Espero que vocês tenham gostado.


Postagem original por Okayafrica, traduzido e adaptado por Hallyu Town.
Tags: ,

0 comentários:

Postar um comentário

 
sample64

Seja nosso Afiliado

Clique aqui para se afiliar

sample41

Secret Brasil

Visite a fanbase brasileira do Secret.

sample42

N:sonic Brazil

Visite a fanbase brasileira do N:sonic.

sample41

Sensaciona -lismo do Kpop

Página de notícias/zuera do K-Pop .

sample43

A.KOR - 에이코어 Brazil

Visite a fanbase brasileira do A.KOR.

sample42

Joy Brasil

Visite a fanbase brasileira da Joy (Red Velvet).

sample43

Kim Yerim Brazil

Visite a fanbase brasileira da Yeri (Red Velvet).

sample42

Seulgi Brasil

Visite a fanbase brasileira da Seulgi (Red Velvet).

sample43

Kpop Tumblr

Página voltada para todo tipo de conteúdo de K-Pop.

sample42

Rua das Begônias

Blog sobre cultura pop japonesa e coreana.

sample43

Seja nosso Afiliado

Clique aqui para se afiliar.

sample64

Seja nosso Afiliado

Clique aqui para se afiliar.

Copyright © Hallyu Town | Designed by Templateism.com